Até o final deste ano, os moradores do Córrego do Jenipapo, Morro da Conceição, Fundão e Bomba do Hemetério estarão utilizando as primeiras Upinhas, de acordo com o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). As unidades vão oferecer atendimento de ambulatório e emergência durante 24h. Também terão espaço para coleta de exames e aplicação de medicamentos, como nebulizações. A expectativa é que sejam criadas 20 Upinhas ao longo dos quatro anos de gestão socialista. Até dezembro, devem ser abertos concursos na área da saúde para preenchimento das vagas.

A ideia das Upinhas é a mesma que a dos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), mas com atendimento 24h. Será atendida a população já cadastrada nos PSFs, além dos casos de urgência.

O atendimento das Upinhas será integrado aos dos PSF, além disso, os pacientes com casos de maiores complicações serão encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais. “A transferência de unidade do paciente será feita de modo informatizado. A consulta será marcada das Upinhas para as UPAs, para evitar a demora e espera no atendimento”, garantiu o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia. O sistema deve ser lançado junto com o término da obra das Upinhas.
Ainda segundo o secretário, a ideia é que sejam criadas mais 60 equipes de Saúde da Família nos próximos anos. Cada uma das unidades vai contar com três consultórios médicos, três consultórios odontológicos, três equipes do PSF e salas de observação, nebulização e sutura.
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail