O 1º Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ) foi empossado, na tarde desta segunda-feira (05), pelo prefeito do Recife, João da Costa. O grupo, formado por 25 representantes, terá a missão de dialogar com o poder público para a construção de novas alternativas que beneficiem os jovens da cidade. Os escolhidos foram eleitos em outubro do ano passado, após a sanção da Lei 17.561/09. O evento aconteceu no auditório Capiba, no edifício-sede da Prefeitura do Recife.

Após a saudação aos membros, o prefeito falou sobre o importante papel dos jovens no desenvolvimento da sociedade e da necessidade de ceder-lhes atenção especial para que possam assumir papeis de protagonistas no futuro. “Os jovens de hoje serão os dirigentes políticos, econômicos e sociais dos próximos anos e por isso é essencial que hoje possamos criar um bom alicerce. Temos um longo caminho pela frente, mas com a ajuda do conselho e das pessoas envolvidas no processo, temos a perspectiva de mudanças significativas na qualidade de vida da população jovem do Recife”, ponderou João da Costa.

O secretário Especial de Políticas para a Juventude, Eduardo Granja, fez questão de destacar o compromisso da atual gestão com esta parcela da população. “A criação da Secretaria foi um marco importante e o maior exemplo da preocupação do prefeito com a juventude de nossa cidade. Estamos promovendo o debate entre as diversas secretarias que desenvolvem políticas para os jovens para que possamos abordar não só as questões emergenciais, mas trabalhar em cima das ações estratégicas que contemplem o jovem de hoje e de amanhã”, explicou.

Mais que propor novas alternativas para a juventude do Recife, o Conselho terá a missão de fiscalizar todo o processo de implantação das políticas já existentes, além de levar as demandas das comunidades ao conhecimento do poder executivo, para que possam ser trabalhadas e transformadas em soluções para a população.

Além do prefeito João da Costa e do secretário Eduardo Granja, o evento contou com a participação do assessor da Secretaria Nacional de Juventude, José Ricardo Fonseca, do representante da Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Governo do Estado, Félix Aureliano, e da secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes. Prestigiaram a posse também os secretários de Assuntos Jurídicos, Ricardo Soriano; de Meio Ambiente, Roberto Arrais; e de Educação, Cláudio Duarte. Os 25 membros eleitos para o Conselho são divididos da seguinte forma: oito integrantes do governo municipal, um da Câmara de Vereadores e 16 da sociedade civil.

MEMBROS DO CONSELHO DE JUVENTUDE:

Entidade TCM – Bacalhau do Beco

Associação de Mulheres de Lagoa Encantada e Adjacências

Entidade Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Rede Sou de Atitude

Fórum da Juventude Negra do Recife

Juventude Alternativa Socialista

Movimento Acionando Flores

Cabeça Ativa

Casa de Educação e Cultura do Alto do Mandu

Fraternidade Cristã de Pessoa com Deficiência

RPA 1 – Flávio Roberto Rodrigues Gomes

RPA 2 – Paulo Sérgio Araújo Brito

RPA 3 – Ewerton Antônio dos Santos

RPA 4 – Luciano C.M. Freitas Filho

RPA 5 – Katy Cíntia Balbino da Silva

RPA 6 – Douglas Santos da Silva

Câmara Municipal de Vereadores

Secretaria de Cultura

Secretaria de Turismo

Secretaria de Educação Esporte e Lazer

Secretaria de Assistência Social

Secretaria de Saúde

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

Secretaria de Coordenação Política de Governo

Secretaria Especial de Políticas para Juventude

Fonte: Prefeitura do Recife

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone