Quem estiver interessado em ajudar na arborização do Recife, pode telefonar para a sementeira da prefeitura e solicitar o serviço. E o melhor: de graça

Diminuir a temperatura e a quantidade de ruídos, além de quebrar o visual de concreto das grandes cidades e atrair elementos da fauna. Esses são alguns dos vários benefícios do plantio urbano, que no Recife é feito pela sementeira da prefeitura. Muita gente não sabe, mas basta uma ligação para que técnicos do Executivo municipal plantem uma árvore na sua rua com custo zero.

Atualmente, a sementeira, localizada na Rua Conselheiro Nabuco, por trás do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, dispõe de mais de 4,5 mil mudas de 55 espécies nativas e exóticas prontas para serem plantadas nas vias da cidade.

De acordo com o gerente do espaço, o agrônomo Fernando Bivar, um estudo realizado pela prefeitura mostra que vias arborizadas, como a Rua do Espinheiro, na Zona Norte, têm a temperatura cinco graus mais baixa se comparada com áreas com pouca vegetação, como a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro.

“Os benefícios de ter uma árvore na frente de casa são vários. Além da questão da temperatura, está provado que a vegetação também forma uma barreira contra ruídos”, explica Bivar. Segundo ele, a sementeira recebe cerca de 350 solicitações de plantio de árvores em vias da cidade por mês. “Estamos dando conta de todas as solicitações”, garante.

Além de realizar o plantio urbano, a sementeira também faz a manutenção das árvores já existentes. O oficial da reserva Djair Pinto, 77 anos, por exemplo, percebeu que uma árvore na Avenida Inácio Monteiro, no Cordeiro, onde reside, estava precisando de cuidados e ligou para a sementeira.

“A árvore estava bem estragada. Eles vieram, cortaram a árvore e plantaram uma outra, menor. Chamei a prefeitura porque acho muito importante a cidade ser arborizada. A árvore dá mais vida à rua. Além da sombra, ajuda a baixar a temperatura”, destacou Djair Pinto.

Ao podar ou recolher troncos mortos nas vias da capital, a sementeira aproveita tudo. Com três máquinas trituradoras, esse tipo de material, chamado de restolho, termina sendo utilizado na compostagem. Ou seja, o material triturado é misturado com barro e adubo, formando um fertilizante natural.

CUIDADOS

Apesar dos benefícios do plantio urbano, os técnicos da sementeira aconselham que as pessoas não plantem árvores por conta própria. Isso porque, segundo Fernando Bivar, o tipo de árvore depende do tamanho da calçada e da proximidade com muros e postes.

“Há pessoas que plantam uma árvore chamada ficus, por exemplo, porque acham bonita. Mas daqui a alguns anos, aquela árvore vai ficar enorme, podendo atingir a fiação, a raiz pode quebrar a calçada. Então, é importante que mesmo que a pessoa tenha a muda, ligue para a gente, que técnicos vão ver o melhor local para plantá-la”, afirma o gerente da sementeira.

O cidadão recifense pode solicitar que a prefeitura plante uma árvore na sua rua pelos telefones 3232-4218 e 156.

Fonte: Jornal do Comércio

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone