Organização divulga documento com índices e dados municipais durante o Encontro Nacional da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis

Após um ano de trabalho compilando e consolidando diversos índices sociais da capital pernambucana, o Observatório do Recife lança o conjunto de indicadores da cidade no próximo dia 28 durante a realização do 1º Encontro Nacional da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O evento acontece, às 20h, no auditório Benício Dias (av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte), da Fundação Joaquim Nabuco.

O documento reúne indicadores estratégicos a respeito de saúde, educação, emprego e renda, mobilidade urbana, juventude, segurança pública e meio ambiente da cidade. O lançamento da cartilha pretende permitir a monitoração, avaliação e formulação de políticas públicas, ampliando o debate sobre qualidade de vida entre governo e sociedade.

Os indicadores resultam a primeira etapa de trabalho do Observatório do Recife. Posteriormente, serão agregados novos dados estratégicos, que podem trazer detalhamento das informações por região ou bairro, e análises comparativas com outras cidades do país.

O Observatório do Recife congrega 28 instituições locais e tem como princípios a isenção político-partidária e a defesa do exercício da cidadania, transparência, equidade, solidariedade, inclusão e liberdade de opinião.

Monitoração em Rede - O Observatório do Recife acompanha tendências de experiências de sucesso realizadas por sociedades civis organizadas no Brasil e em outros países da América Latina. O primeiro projeto a chamar a atenção foi o Bogotá Como Vamos, cujo modelo de mobilização social foi implantado durante o mandato do prefeito Luis Eduardo Garzón, na Colômbia. Após quatro anos de monitoramento sistemático, verificou-se que 98% das metas estabelecidas para a área da educação foram cumpridas e que o número de homicídios caiu.

O movimento Observatório do Recife está integrado à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que reúne 21 cidades no país. Outros exemplos nacionais de protagonismo da sociedade na melhoria das condições de vida das cidades é o Rio Como Vamos, que estudou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e realizou uma pesquisa de percepção pública da vida na cidade para colher informações que lhe sirvam de base para a criação de indicadores sociais.

Em São Paulo, a Câmara Municipal deve votar uma proposta de alteração da “Constituição” municipal, para prever a obrigação de os próximos prefeitos cumprirem um programa detalhado de governo. A proposta veio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, do Instituto São Paulo Sustentável (ISPS), criado em 2007 a partir da experiência em Bogotá.

Segundo o ISPS, o movimento, integrado por 393 organizações da sociedade civil e 30 empresas, surgiu para “recuperar a confiança da população nos processos políticos, valorizar a democracia participativa e promover o desenvolvimento sustentável da cidade”.

INTEGRANTES DO OBSERVATÓRIO DO RECIFE:

1. ABAP/PE – Associação Brasileira de Agências de Publicidade – PE
2. ABRACOM/PE – Associação Brasileira das Agências de Comunicação de PE
3. ADE Brasil – Academia para o Desenvolvimento da Educação
4. AEC-PE Instituto Ação Empresarial pela Cidadania em Pernambuco
5. ALIANÇA INTERAGE
6. CDL- RECIFE – Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife
7. CREA-PE – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de PE
8. CREMEPE – Conselho Regional de Medicina de Pernambuco
9. FECOMERCIO – Federação do Comércio do Estado de Pernambuco
10. FIEPE – Federação das Indústrias de Pernambuco
11. FUNDAÇÂO CDL RECIFE
12. GERE – Grupo de Empresários do Recife
13. INSTITUTO EGÍDIO FERREIRA LIMA
14. MOVIMENTO PRO-CRIANÇA
15. OAB/PE – Ordem dos Advogados do Brasil Secção de Pernambuco
16. OBSERVATÓRIO DAS FAVELAS
17. PE BODY COUNT
18. RECIFE PELA PAZ
19. REDE GESTÃO
20. REDE LIDERA
21. ROTARY CLUB DERBY
22. ROTARY CLUB SETÚBAL
23. SETRANS-PE – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de PE
24. SINAENCO/PE – Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva de PE
25. SINAPRO/PE – Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Pernambuco
26. SINDILOJAS RECIFE – Sindicato dos Lojistas do Comércio do Recife
27. SINDUSCON/PE – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de PE
28. TRIBUNAL SOLIDÁRIO

Núcleo Executivo do ODR
Carmem Cardoso – 3134 1740
Francisco Cunha – 3134 1740
Kennedy Michiles – 81 3427.199 | Celular 81 9732-3736
Kilsa Rocha – Com.: 8132520807 |Celular: 81 99716140
Ruben Pecchio – Com.: 81 3221.3079 | Celular: 81 96060642
Susana Leal – Com.: 81 3424-9232 | Celular: 81 99744171

Informações à imprensa:
Kennedy Michiles – 81 9732-3736 | michiles@aponte.com.br
Heldnéa Simões – 81 8673–3226 | heldnea@aponte.com.br
Geisa Agricio – |81 9741-3292 | geisa@aponte.com.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone