O ODR foi oficialmente lançado em agosto de 2008, em coletiva de imprensa e com a presença de vinte entidades que formaram o grupo inicial. Sua proposta surgiu da mobilização e da consequente realização de uma série de encontros e discussões sobre a importância e a necessidade de se monitorar as políticas públicas municipais e os seus resultados nas condições de vida da população do Recife.

Inicialmente, o processo contou com a articulação da Rede Lidera e do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania, agregando em seguida diversos integrantes de várias entidades representativas do setor privado e da sociedade civil organizada. Em seguida, os candidatos a Prefeitura do Recife receberam em seus respectivos comitês a “Carta Manifesto” do ODR e a proposta deste movimento cidadão.

O Observatório do Recife (ODR), integrante da Rede por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis e da Rede Recife 500 anos, é um movimento da sociedade civil que reúne setores empresariais, acadêmicos, movimentos sociais e cidadãos, mobilizados com o intuito de selecionar, propor e monitorar um conjunto de indicadores e metas que se constituam numa agenda de desenvolvimento sustentável para o Recife e que levem a transformá-la numa cidade melhor para se viver, socialmente justa, ambientalmente equilibrada e economicamente viável.

Atua em três eixos de ação:

  • 1

    SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO CIDADÃ:

    Influência sobre temas urbanos de interesse público.

  • 2

    INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA DA CIDADE:

    Monitoramento e proposição de parâmetros e/ou metas.

  • 3

    INFLUÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA:

    Aperfeiçoamento de políticas públicas e melhoria da gestão.

Missão

Mobilizar a sociedade para  selecionar, propor e monitorar um conjunto de indicadores e metas que se constituam numa agenda de desenvolvimento sustentável para o Recife e que levem a transformá-la numa cidade melhor para se viver, socialmente justa, ambientalmente equilibrada e economicamente viável.

Visão 2020

Influenciar a gestão pública a construir um plano de governo fundamentado em metas associadas a indicadores territorializados  de impacto para o Recife.

Objetivos principais:

Estimular a efetiva participação da sociedade civil na elaboração de propostas:

  • focadas na melhoria da qualidade de vida da cidade;
  • orientadas para um desenvolvimento sustentável;
  • que ampliem a inclusão social.

Acompanhar permanentemente indicadores que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Recife e monitorar seu desempenho em relação a atuação do poder executivo Municipal.

Sensibilizar o cidadão recifense para uma participação ativa em prolda nossa cidade; ser um espaço para análise e debate sobre a cidade, buscando influenciar a administração pública.

Contribuir para a eficácia e a transparência das políticas públicas.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone