Para chegar a seleção de indicadores considerados válidos  para fazer uma leitura multitemática sobre a situação do Recife, o Observatório do Recife estruturou todo o trabalho a partir de dois eixos de informação:

  • 1

    da base técnica dos indicadores do Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br/indicadores), que já são nacionalmente reconhecidos para promover uma avaliação dos diversos aspectos da qualidade de vida e da garantia de direitos de uma população;

  • 2

    a partir de uma proposta técnica de indicadores reconhecidamente fortes para avaliação dos diversos aspectos da qualidade de vida e da garantia de direitos da população na cidade do Recife, aqueles com forte possibilidade de subsidiar as discussões sobre as políticas públicas, no contexto das realizações governamentais que permitissem impactos reais e transformadores da vida do recifense.

Eixos analisados

 Gestão e Governança Saúde Educação Trabalho, Renda e Desigualdade

Segurança Mobilidade Espaço Urbano Juventude Cultura História Turismo Meio Ambiente

Em cada um dos temas, são apresentados os dados mais recentes possíveis, objetivando gerar um retrato atualizado da cidade. A escolha de fontes oficiais de informação permite a atualização regular de todos os dados e possibilitando estabelecer uma cultura de “gestão por indicadores”, isto é, com formas objetivas e precisas de medição, priorizando, sobretudo, a frequência e veracidade da informação.

Fontes de Dados

Os indicadores informados pelo Observatório do Recife provém de fontes oficiais que regularmente divulgam publicamente os dados. São estes:

Ministério do Trabalho e Emprego – os dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS

Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos – DIEES;

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE;

Departamento de Informática do SUS – DATASUS;

Secretaria Estadual de Saúde – Pernambuco;

Secretaria Municipal de Educação;

Secretaria Estadual de Educação;

Ministério da Educação/INEP;

Prefeitura da Cidade do Recife;

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco;

Secretaria de Defesa Social – SDS;

CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente

Grande Recife Consórcio;

Ministério das Cidades / SNIS.

 

Edições anteriores

         

Como participar

O Observatório do Recife (ODR) é um movimento social aberto à participação de qualquer cidadão, desde que respeitem os princípios do ODR e suas intenções estejam alinhadas a missão e os objetivos do ODR.

O primeiro passo para integrar-se ao ODR é a participação na Assembléia Geral, que é mensal, na qual você poderá sentir o trabalho do ODR e decidir a melhor forma de contribuir e participar deste movimento. Normalmente as reuniões acontecem na primeira quarta-feira do mês, às 18h30, na ADC Advogados (Rua Oton Paraíso, 360 – Encruzilhada). Cadastre-se no nosso site para receber a nossa newsletter e o convite das reuniões (formulário abaixo).

Esperamos você na próxima Assembléia Geral,

Atenciosamente,
Núcleo Executivo do Observatório do Recife

ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone