Espaço dedicado aos integrantes do Observatório do Recife que contribuem com textos, ensaios, estudos, pesquisas, insights, dados dos mais diversos com um olhar para o Recife e as formas de torna-lo uma cidade cada vez melhor para todos.

Educação para a sustentabilidade

“A Educação para Sustentabilidade busca preparar o aprendiz para a vida e a prática de uma cidadania “glocal”, local e global ao mesmo tempo. Para ser protagonista do seu próprio desenvolvimento e das suas iniciativas.

Colabora efetivamente na formação de indivíduos críticos e capazes de proporem soluções, individual e coletivamente, para responderem aos desafios do dia a dia. É um processo de aprendizagem que quebra barreiras disciplinares e oferece um novo significado à sala de aula. A  educação para sustentabilidade  traz o mundo para dento da escola e leva a escola para o mundo. Não se trata apenas de educação ambiental, é uma educação voltada para valores universais e atitudes em prol da coletividade. Isto exige vivências práticas e uma atuação interdiciplinar que buscam: entender como as disciplinas podem responder ao ambiente (local e global) onde a escola se encontra, e às suas necessidades; identificar e articular com parceiros de diferentes setores da sociedade na busca de soluções para problemas da comunidade na qual a escola está inserida; estabelecer uma visão conjunta, sistêmica e um diálogo permanente entre as disciplinas aprendidas na sala de aula e a busca pela resolução de problemas (ambientais, econômicas e sociais) identificados no ambiente onde a escola se encontra, de forma colaborativa; avaliar e monitorar coletivamente os resultados alcançados; O professor é o grande articulador e facilitador de todo este processo.

 

O ensino para sustentabilidade na escola visa formar cidadãos responsáveis, possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos e competências que valorizem mais uma atuação coletiva do que individual. Por outro lado, preparar indivíduos autônomos e empáticos, colaboradores de uma sociedade mais justa, mais democrática e sustentável em todas as dimensões.”

Por: Susana Leal

E-mail: Gmail <susanacsleal@gmail.com>

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone